Rock in Rio 2015: O maior festival de música no Brasil
Rock in Rio 2015
Pesquisa personalizada



Rock in Rio 1985

A primeira edição do Rock in Rio foi realizada na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 20 de janeiro de 1985 em uma área especialmente construída para receber o evento. Um terreno de 250 mil metros quadrados que fica no Rio Centro, em Jacarepaguá, foi então batizado como "Cidade do Rock" e contava com o maior palco do mundo já construído até então. Com 5 mil metros quadrados de área, dois imensos fast foods, dois shopping centers, dois centros de atendimento médico e uma grande infraestrutura para atender a quase 1,5 milhão de pessoas - o equivalente a cinco Woodstocks - o evento carimbou de vez a sua entrada no mundo dos mega shows.

O evento logo ganhou grande fama pelo fato de que, até sua realização, as grandes estrelas da música internacional não costumavam visitar a América do Sul, portanto o público local tinha ali a primeira oportunidade de ver de perto os ídolos do pop e do rock internacionais. Logo depois do fim do Rock In Rio, a "Cidade do Rock" foi demolida por ordem do então governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola. A organização do festival pediu ocupação provisória do terreno, com o intuito de manter a sua posse, após o fim do evento, caracterizando invasão de propriedade pública. No entanto, Brizola decretou sua demolição para efetuar a reintegração de posse do terreno patrimônio do município do Rio de Janeiro.

Algumas curiosidades sobre os artistas da primeira edição

ACDC: O grupo australiano exigiu tocar no festival usando um sino de meia tonelada, tocado pelo vocalista Brian Johnson na canção "Hells Bells". O sino veio de navio, porém, era muito pesado para a estrutura do palco, obrigando um dos cenógrafos do festival a fazer, secreta e apressadamente, um sino de gesso para a ocasião. O encerramento do show foi marcado pelo disparo de dois canhões, um de cada lado do alto do palco, em "For those about to rock".

Os Paralamas do Sucesso: O trio carioca de rock brasileiro foi considerado a grande revelação do festival. Convidados de última hora, não puderam convidar banda de apoio ou construir cenário - a decoração era apenas um vaso com uma palmeira. Durante o show, criticaram a plateia que vaiou as outras bandas brasileiras e homenagearam a ausência de bandas paulistas no evento executando "Inútil", do Ultraje a Rigor. O show do dia 16 foi lançado em DVD em 2007 com o título Rock in Rio 1985.

Iron Maiden: Os integrantes da banda consideram sua aparição no evento uma das experiências mais marcantes de suas carreiras. Parte da turnê World Slavery Tour 84/85, do disco Powerslave (1984), esta foi a segunda maior plateia da história do grupo, que tocou para 200 mil pessoas (a maior foi na 3ª edição do evento, onde a banda se apresentou para 250 mil pessoas). A banda foi a única atração estrangeira a fazer um único show, ao invés de dois. O show foi incluído na versão em DVD do vídeo Live After Death.

Barão Vermelho: No show do dia 15, o quinteto carioca foi o único grupo brasileiro a não ser vaiado pelos fãs de heavy metal, interessados nos shows de ACDC e Scorpions. No mesmo dia, ocorria em Brasília, no Colégio Eleitoral, a eleição presidencial indireta que escolheu Tancredo Neves como novo presidente, dando um grande passo na redemocratização do país. O palco e a plateia contavam com várias bandeiras do Brasil. O então guitarrista e atual vocalista Frejat subiu ao palco usando uma calça verde e uma camisa amarela. Antes do solo de guitarra de "Pro Dia Nascer Feliz", o vocalista Cazuza disse: "Que o dia nasça lindo pra todo mundo amanhã. Um Brasil novo, e com a rapaziada esperta!", em referência à redemocratização brasileira. No show do dia 20, o Barão tocou uma canção inédita feita por Cazuza em parceria com Lobão, intitulada "Mal Nenhum", que seria gravada pelo próprio Cazuza em carreira solo. O show do dia 15 lançado no LP e CD 'Barão Vermelho ao Vivo em 1992, sendo posteriormente relançado como CD e DVD em 2007, com o título Rock in Rio 1985.

James Taylor: O cantor enfrentava maus momentos, com dependência de drogas e o divórcio da também cantora Carly Simon. Taylor declarou que pensava em abandonar a carreira logo após o Rock in Rio I, do qual participaria apenas por compromisso contratual. O cantor declarou-se, porém, comovido com a inesperada recepção do público, e ali decidiu que retomaria as rédeas de sua carreira. Em homenagem ao ocorrido, Taylor compôs a balada "Only a Dream in Rio" (Apenas um sonho no Rio), na qual declama versos como "I was there that very day and my heart came back alive" ("Eu estava lá naquele dia e meu coração voltou à vida"). Anos mais tarde, ao ser convidado para participar da terceira edição do evento, em 2001, Taylor declarou que para ele era "questão de honra" participar do Rock in Rio.

Ivan Lins: Para o cantor, o festival representou o ápice da sua carreira. Ele quase perdeu a voz durante sua apresetação no evento e pediu o apoio da plateia na performance de suas canções. Na época do festival, Ivan Lins era fumante e numa entrevista recente, ele disse que suspeitou que a quase perda da sua voz no evento teria sido causado pelo cigarro e, por isso, ele parou de fumar.

Ozzy Osbourne: Ozzy veio promover seu disco de 1983, Bark at the Moon. No que foi qualificado como "falha de organização", sua apresentação foi marcada logo antes da de Rod Stewart. Ao assistir dos bastidores a passagem de som do cantor escocês, Osbourne disse haver pensado que seria vaiado e expulso do palco, pois seu estilo era diametralmente oposto ao do ex-vocalista do The Faces, e não acreditava que fãs do primeiro pudessem apreciar sua música. Ao contrário, Osbourne foi aplaudido como poucas vezes em sua carreira e declarou que jamais vira público tão versátil e caloroso como o carioca. O contrato de Ozzy incluía uma cláusula proibindo-o de comer qualquer tipo de animal vivo no palco, em referência ao famoso episódio em que Osbourne decapitou um morcego a dentadas em um show de 1982. Ozzy também se apresentou usando uma camisa do Flamengo (presente dado por um fã) - o momento chegou a virar capa de revista no Brasil. Outro momento marcante do show foi o solo de bateria sem baquetas de Tommy Aldridge.

Queen: Estrelas máximas do evento, todos os integrantes do Queen concordam em qualificar aquela apresentação como uma das cinco mais emocionantes do grupo, e Freddie Mercury qualificava a execução da canção "Love of My Life" como a melhor, jamais feita pela banda. Na época, o grupo inglês estava na turnê do disco The Works.

Rod Stewart: Com sua característica voz rouca, Rod fez a plateia cantar com ele vários sucessos, coisa que o deixou surpreso por não julgar-se popular no Brasil.

Scorpions: Os alemães vieram promover a turnê do disco Love At First Sting. No show do dia 15, o vocalista Klaus Meine pegou uma grande bandeira do Brasil e a tremulou para delírio da plateia. No show do dia 19, o guitarrista Matthias Jabs usou uma guitarra parecida com a que está no logotipo do festival e com pequenas bandeiras do Brasil estampadas nela. A banda filmou a visita ao Rio e algumas imagens foram editadas no videoclipe da versão ao vivo de "Still Loving You" (que na época era parte da trilha sonora da novela Corpo a Corpo), lançada no disco World Wide Live, seis meses depois do show.

Yes: O Yes realizou o sonho de muitos roqueiros brasileiros, mostrando ao vivo seu eletro sinfônico de rock progressivo, realçado por incrível iluminação e algumas aparições de laser durante as músicas. A banda inglesa promovia o disco 90125, lançado em 1983 e que tinha o megahit Owner of a Lonely Heart.

Whitesnake: A banda liderada por David Coverdale foi chamada às pressas para o festival, no lugar do Def Leppard, que cancelou a participação devido ao grave acidente sofrido pelo baterista Rick Allen, que teve o braço esquerdo amputado. Coverdale reformulou a banda às pressas, pois só restou o baterista Cozy Powell, que fez parte da formação do disco Slide It In (1984). O álbum mencionado é conhecido pelas canções "Guilty Of Love", "Slow Am' Easy" e Love Ain't No Stranger, a última conhecida no Brasil devido à sua execução em uma campanha publicitária dos cigarros Hollywood.



Rock in Rio - Rock in Rio 1985. Rock in Rio 2015 é o festival de música que será realizado em Setembro de 2015 no Rio de Janeiro. A sede do Rock in Rio 2015 é a cidade do Rock. Todas as imagens são de propriedade de seus respectivos autores. Política de Privacidade

HLERA, Orkut, Baladas, Garotas, IRPF 2024, Resumo de Livros, Loja Cama Mesa Banho, Lençol de Malha, Jogo de Cama Casal, Cursos Grátis, Cortes de Cabelo, Para Crianças, Mãe, Bolsa de Estudo, Casamento, Festas, Gaspar, Oktoberfest 2024, Tomorrowland 2024, Rock in Rio 2015, Twitter brasileiro, Carnaval 2024, Desenhos, Países, Enxoval, Frases, Famosos, Mensagens, Músicas, Piadas de corinthiano, Notícias 2024, Poemas de Amor, Carros, Recados para orkut, Web Designer.
Web Designer